Gêneros Literários   
    
     Gêneros literários são textos escritos, falados e lidos são gêneros que se dividem em vários tipos de gêneros literários exemplo: narrativa de aventura ;contos de fadas, poema, romance, crônica de ficção e outros. A literatura é um conjunto de esferas literárias que são divididos em três partes.

       Gênero lírico: o gênero lírico ele predomina as palavras da 1ª pessoa onde pode observar que mostra um sentimento pessoal. Como fala no trecho do poema  ´´ Ainda Uma Vez Adeus´´,  de Gonçalves Dias .  
                                                                  .
Enfim te vejo! - enfim posso,
Curvado a teus pés, dizer-te,
Que não cessei de querer-te,
Pesar de quanto sofri.
Muito penei! Cruas ânsias,
Dos teus olhos afastado,
Houveram-me acabrunhado
A não lembrar-me de ti!

       Gênero dramático: é drama que é o texto, o ator e o publico. É tragédia das ações humanas pode ser também uma farsa uma peça teatral de caráter  ridículo que tenha a critica da sociedade .

       Gênero épico ou narrativo: são narrações grandiosas tem a presença de um narrador.
 As esferas dos  Gêneros literários escolhidos foram um romance de Victor Hugo (os miseráveis) e um poema (retrato) de Cecília Meireles.

       O romance de Victor Hugo conta uma historia de homem que se chamava-se Jean Valjean  que roubava  pão para sua irmã e seus sobrinhos que passavam fome ele foi condenado há quatro anos de prisão mas devido as tentativas de fuga e mal comportamento ele acabou sendo condenado há dezenove anos de prisão Jean Valjean tentou retomar a vida mas pelo fato de ser um ex-presidiário ninguém o  confiava mais, ele também não tinha confiança na bondade humana por ter sido preso por roubo á pão e a falta de emprego lhe fez passar por isso.

       O poema Retrato de Cecília Meireles
Um autorretrato de uma mulher que não sabe onde ficou aquela imagem que no poema só existe na mente dela é uma mulher que visualiza no espelho a sua própria imagem com uma consciência de envelhecimento é uma forma de poesia que expressa um único pensamento ou seja que o espelho esteja sendo infiel e não mostra a realidade da mente dela. Cecília Meireles fala também que o rosto dela antes tinha sentimento que era extraídos e que hoje estão escondidos como é dito no verso percebe-se que mudou interiormente e fisicamente.     


Eu não tinha este rosto de hoje,
Assim calmo, assim triste, assim magro,
Nem estes olhos tão vazios,
Nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
Tão paradas e frias e mortas;
Eu não tinha este coração
Que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
A minha face?                   

     O romance Victor Hugo se encaixa na parte de gênero épico ou narrativo quando o professor quer falar de uma historia praticada á outros  passados a historia, a sucessão de acontecimento, os personagens em torno das quais giram os fatos, o tempo onde se mostra no passado e o espaço local onde se dar aos personagens.


 O poema de Cecília de Meireles se encaixa na parte de gêneros líricos que é quando o professor que relatar algum assunto quando se trata da primeira pessoa ou seja quando aparece a voz do eu lírico que aparece no poema contado pelo professor e expressa sentimento vivido intensamente vivido.                                                                                          

Comentários